Vamos lá! Feita a reversão de laqueadura, a ginecologia considera o intervalo mínimo de 30 dias para que a paciente, enfim, recupere a sua fertilidade e possa tentar engravidar. 👶
👉 No entanto, é importante entender que:
🚺 A laqueadura é um procedimento cirúrgico que leva à infertilidade feminina! Através do corte das trompas, ou tubas uterinas, ela passa a impedir o encontro do óvulo com os espermatozoides.
🔁 Embora seja considerada uma opção contraceptiva permanente, o método pode ser revertido em determinados casos.
A reversão geralmente é mais bem-sucedida quando uma porção considerável das trompas de falópio é preservada após a cirurgia. Além disso, a tuba uterina não pode estar obstruída, doente ou dilatada.
🧎♀️ Outros fatores que devem ser levados em consideração: a saúde geral da paciente, idade, peso e índice de massa corporal e outros fatores de fertilidade.
➡️ Vale destacar que nem sempre quem passa pelo processo consegue a tão sonhada gestação. Idade e reserva ovariana são fatores determinantes, logo, a chance de gravidez após reversão de laqueadura é maior entre mulheres de até 35 anos.
🚨 Algumas pacientes podem ter que recorrer à fertilização in vitro ou inseminação intrauterina (IIU).
⚠️ Lembre-se: a escolha do método e todo o processo devem contar com acompanhamento profissional de médicos especializados em reprodução humana.