Nem todo cisto ovariano é motivo de preocupação! 🙌 Os três tipos listados a seguir são considerados funcionais, ou benignos. Mais comuns, têm relação direta com a ovulação e causam menos riscos à saúde da mulher, pois costumam regredir espontaneamente. São eles:
- Cisto Folicular – Quando um folículo, que contém um óvulo em seu interior, não se rompe para ovulação
- Cisto do Corpo Lúteo – Surgem após a ovulação e produzem progesterona, o hormônio responsável pela preparação do útero para receber o embrião
- Cisto Hemorrágico – Surge mediante um pequeno sangramento no interior de um cisto do corpo lúteo
🚺 Estamos acostumados a falar sobre ovários policísticos e problemas sérios do aparelho reprodutor feminino. Mas não podemos ignorar patologias mais simples, que aparecem com mais frequência e geram preocupações desnecessárias.
🤷♀️ Os três cistos funcionais citados não costumam provocar sintomas. Porém, quando o volume ultrapassa 6 cm, a mulher pode sentir fortes dores pélvicas ou abdominais.
Seja qual for o seu caso, é de extrema importância a realização de exames ginecológicos de rotina com suporte médico profissional, tanto para diagnóstico quanto para eventuais tratamentos. 👨🏻⚕️ Não deixe de consultar um ginecologista!