Pólipos uterinos são comuns em mulheres pré e pós-menopausa

Pólipos uterinos, também conhecidos como pólipos endometriais ou endocervicais, são lesões benignas causadas pela multiplicação de células do tecido endometrial na cavidade e no colo do útero. 🩸

🤷‍♀️ Trata-se de um problema causado, sobretudo, por oscilações hormonais do corpo feminino. Logo, é absolutamente normal que pólipos endometriais acometam mulheres em fases de pré e pós-menopausa, quando se encerra a fase reprodutiva.

👩 Outros fatores de risco para o surgimento de pólipos uterinos são obesidade e sobrepeso, hipertensão, síndrome dos ovários policísticos e, claro, distúrbios hormonais diversos.

⚠️ Pólipos têm como principal sintoma o sangramento uterino anormal, que muitas vezes se manifesta por via vaginal. Apesar desta condição, pólipos assintomáticos podem passar despercebidos e dificultar o diagnóstico médico da lesão.

⚕️ O tratamento varia de acordo com o tamanho e o agravamento do pólipo examinado. Casos mais leves, que não apresentam sintomas, costumam ser tratados clinicamente, com simples acompanhamento da lesão. Já casos mais graves e que podem causar infertilidade, por sua vez, exigem tratamento cirúrgico ou hormonal (progesterona).

👨🏻‍⚕️ Ao surgimento de pólipos uterinos, consulte a opinião de um(a) ginecologista profissional e, somente após uma avaliação completa e especializada, você saberá a melhor opção de tratamento para o seu caso.